Valores não se ensinam.Valores se aprendem !!! E não se aprendem com palavras. Valores se aprendem com os exemplos que a criança VÊ.

sábado, 24 de abril de 2010

SER DIFERENTE NÃO É SER PROBLEMA!


Você já reparou que mil elogios podem ser anulados por uma única crítica? É só chegar uma pessoa e dizer que deveríamos ser assim ou assado(ainda que dito de forma bem delicada) e aquilo bate forte no nosso peito. Ficamos sem chão, nos sentimos ofendidos e, na hora, adotamos uma postura defensiva. É impressionante como somos vulneráveis. Só de imaginar que vai ser criticada, você já muda a maneira de agir, já não faz as coisas como queria, não se coloca na vida como gostaria de se colocar. Tem gente que gasta a vida inteira adotando posturas falsas para evitar críticas.
Que bobagem !!! Mesmo que você abra mão de ser espontânea para assumir os modelos, jamais agradará a todos. Isso é IMPOSSÍVEL !!!E digo mais: você sempre será criticada. Aonde eu quero chegar? Na verdade, as críticas não terão esse efeito arrasador a partir do momento que você não der tanta importância a elas. Se fôssemos um pouco mais inteligentes, não escutaríamos crítica alguma. Até poderíamos, desde que fosse com um filtro. Assim: o fulano me disse tal coisa. Será que isso é verdade? Vou investigar e tiro minhas conclusões, baseado em minha própria observação. E sempre com a mente tranquila e os pés no chão.
O problema da crítica nada mais é do que dar muito crédito aos outros. Ou seja, você sempre se coloca em segundo plano, dá lugar aos outros (não importa se está supercansada), não machuca os outros(não importa os próprios sentimentos). Isso entra de tal forma que temos um departamento na nossa cabeça chamado "os outros". E, como você está sempre em segundo plano, vai ficando lá no fundinho da fila. Por isoo a crítica pega tanto.
O segredo é um só: aprenda a se colocar em primeiríssimo lugar. Não estou estimulando o egoísmo, mas sim a autovalorização. É dar importância aos seus dons, sentidos, opiniões, emoções e sentimentos. Quando você se dá valor, todos também dão. Acredite! O sucesso é não ouvir as críticas. A lei é essa: só se dá valor a quem o tem. Por isso, toda vez que se deparar com uma crítica, pare e reflita: "O que importa é o que eu sinto e não o que a pessoa sente. O essencial é o que eu penso, não o que pensam. A natureza me fez responsável por mim. Me dou valor e assim serei".

Achei este texto de Gasparetto maravilhoso, e é lógico, compartilho com vocês!!!
Tenham um Lindo e Abençoado fim de semana
Com Carinho
FERNANDA ZUCCHI
 

14 comentários:

  1. todos somos únicos e irrepetibles, debemos vivir nuestra vida de acuerdo a nuestro sentir interior y no como nos dicen los demás. cada uno es dueño de su propia vida y debe aprovecharla al máximo, con un elevado grado de autoestima.
    muy buen texto.
    un fuerte abrazo, amiga!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana... Eu tenho esse problema de ser dura qnd alguém vem me criticar, mas até que melhorei bastante, preciso filtrar as criticas ;) Bj boa semana

    ResponderExcluir
  3. criticas e criticas quantas não levo e sabe éu tenho por habito de lamentar não dar desaforo logo reco-moer e deixar que passe detesto criticas
    bom poste beijinhos boa semana

    ResponderExcluir
  4. Eu costumo dizer que a idade já me deu um estatuto para não ligar a comentários e críticas menos boas assim como me deu o privilégio de não aturar pessoas chatas ou ir a sítios onde não quero. Se calhar é egoísmo. Se calhar perco a oportunidade de ajudar alguém.... mas, sinto-me muito melhor comigo mesma!

    Você é linda!

    um anjo!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso e de muito bom gosto diga-se de passagem.
    Parabéns pela escolha.
    Um beijo grande e uma linda noite.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero Um olhar que me compreenda
    Criticas que possam me corrigir...
    ABRAÇOS GUI.

    ResponderExcluir
  7. Goste muito daqui e com certeza,votarei
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá, só hoje pude apreciar o belo texto que postou e reconheço que tem muito de verdade nele, sim!
    Amar a si mesmo é condição para amar a Deus e ao próximo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. hermoso post y bello texto feliz fin de semana
    besos
    Marina

    ResponderExcluir
  10. Ser criticado é ruim, mas temos que aprender a conviver com isso. Essa semana mesmo recebi uma, mas liguei o "dane-se" e continuei trabalhando. Não podemos deixar que isto nos abale a ponto de nos impedir de continuar.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Obrigado adorei seu texto. seu video é de uma ternura sem tamanho, lindo. Parabens.

    ResponderExcluir
  12. Criticas sempre existirao.
    Na verdade devemos usá-las para subir mais um degrau, nem que seja ao degrau da paciencia e tolerancia.
    O mais importante então é vermos que so nos criticam porque incomoda o que falamos ou fazemos.
    Diga como Rita Lee,: OS INCOMODADOS QUE SE INCOMODEM...
    E siga em frente.
    Abraço carinhoso
    Teca

    ResponderExcluir
  13. PARARIA ESPIRITUAL CIBERNÉTICA

    Você artista, idealista e criador(a).. está convidad@ a participar da Padaria Espiritual. Agremiação cujo nome é uma homenagem a um dos mais antigos e famosos movimentos culturais do Brasil, a Padaria Espiritual fundada em 1892. O presente grupo é composto por blogueiros, escritores, fotógrafos, dramaturgos e cineastas de todo o Brasil. Ou quem domine várias linguagens ao mesmo tempo,com objetivo de integrar os criadores, divulgar suas obras, no mínimo uma vez por mês, e oferecer cultura de qualidade aos ciberpúblico e apreciadores da cultura além de com eles interagir. Na verdade, dentro da filosofia dos criadores da Padaria Espiritual: OFERECER PÃO PARA A MENTE, PARA O ESPÍRITO, PARA O ENLEVO, O ENCANTO E O CRESCIMENTO DE TOD@S. Eis o link:
    http://pt-br.facebook.com/group.php?gid=149493511749734

    ResponderExcluir

Deixe suas palavras, críticas tb serão bem aceitas, ok??? Adorei ter você aqui comigo!!!
Namastê