Valores não se ensinam.Valores se aprendem !!! E não se aprendem com palavras. Valores se aprendem com os exemplos que a criança VÊ.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIREITO DAS CRIANÇAS


1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade
 
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.


9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.


10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

14 comentários:

  1. Durante muitos anos quando meu carro passava por um determinado semáforo, via de regra eu me encontrava com um menino que naquele semáforo podia ser encontado durante anos e anos. Praticamente o vimos crescer até os seus 15 anos. Meus filhos, meu marido e eu já nos habituáramos a suprir-lhe com o que podíamos. Depois que meu marido faleceu, um dia ele desapareceu. Anos se passaram e outro dia, na semana passada, ao passar pelo semáforo ouvi alguém griatr com toda a força, tiaaaaaaa, tiaaaaaaaaa, e a voz me foi tão familiar que olhei para todos os lados e o consegui ver na calçada, embaixo do viaduto. Parei na primeira padaria próxima como fazia antigamente para lhe comprar um quentinha ou um sanduiche, dependendo do horário e ele foi me encontrar lá. Homem feito, cabelo bem cortado, arrumado, limpo e não pude segurar a emoção. Por onde você anda meu amigo? Então ele me contou que uma pessoa que frequentava aquela mesma padaria o ajudou e, com a sua autorização, o internou numa clínica de reabilitação para drogados. Contou-me como foi difícil o início, como era difícil esquecer tudo o que passou e vivenciou nas ruas. Agora, no entanto, trabalha como cozinheiro naquela clínica. Mantém-se e nas suas folgas vem a São Paulo. Mostrou-me a foto da irmã que também vivia nas ruas. Ele, na sequência conseguiu interná-la em uma clínica para mulheres e ela também está reabilitada. Com os olhos rasos de lágrimas, pela emoção, pela alegria, por tantos sentimentos controversos, como mãe, agradeci a Deus e pedi, como sempre a proteção de todos os anjos para aquele rapaz de quase 30 (trinta) anos agora ali na minha frente, me perguntando, sobre a minha paraplegia, se eu não poderia mais voltar a andar, com a força dos que têm fé de que milágres acontecem. Tenho agora o seu cartão na minha carteira e a certeza mais que convicta de que se esse código especial de direitos protetivos a infância estivesse no coração de todos nós, dia a dia, muitos dos que sofrem em abandono no mundo, crianças cosisificadas, esquecidas, sofridas, poderiam estar na mesma condição, hoje, desse meu querido amigo, que a vida fêz cruzasse nossos caminhos num semáforo...com pelo menos três luzes básicas...que se ampliaram...até as do arco íris...Muito bem posto. Aplausos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, lindo texto, todas as crianças tem o direito a vida, o direito de serem felizes. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá, como estar bem, diante de tanta indiferença,diante de tanta falta de amor,de carinho? Não existe no mundo, algo que se compare a dor de ver uma criança,com frio,no farol,drogada,sem expectativas, Acredito,que as lágrimas corram,e que nós não conseguimos segurá-las.Gostariamos de abrigar a todos em nossas vidas, mas como não temos todo este poder,fazemos tudo para minimizar o sofrimento, de alguns, e pedimos a Deus luz, e compaixão, e que o homem veja nas nossas crianças, nossos filhos a espera de carinho.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Encantada com a delicadeza de seu espaço. Concordo contigo que as crianças têm direito ao amor, respeito e companheirismo. A educação é resultado desta tríade. O seu coração só se expandirá em luz com muito amor.Que Deus continue lhe inspirando! Namastê.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    vim, te oferecer o selo de 350 seguidores do Toque e te agradecer por isso.
    com carinho
    san

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!

    Desculpe minhas ausências...
    Mas espero agora recomeçar e para isso te convido para participar da comemoração de dois anos do meu blog!!! Apareça por lá e concorra a um livro!!!

    Enorme abraço.
    http://psicologico-al.blogspot.com/2010/10/ano-ii-blogagem-coletiva-e-convidadas_4669.html

    ResponderExcluir
  7. Oii Fernanda!
    Vim conhecer teu blog.
    Já estou te seguindo, achei super diferente e com conteúdo bem interessante.
    Parabéns. Vou acompanhar sempre.
    Bjs Mili Pavan

    ResponderExcluir
  8. Cuidar da criança é garantir o futuro! O futuro começa quando se importamos com as crianças. a família é a base da sociedade. Não se tem sociedade sem família. E uma das reponsabilidades da família é garantir que as crianças sejam saudáveis. Não adianta a tecnologia evoluir, a medicina descobrir, os filmes divertir, o esporte contribuir, o cientista elucidar. Precisamos de crianças saudáveis para não precisar punir os adultos. O Brasil está sendo um pais de presídios. E para o nosso bem temos que mudar esta situação. E um parcela desta responsabilidade é da família. "Nenhum sucesso na vida conpensa o fracaso do lar." (David O. Mackay)

    ResponderExcluir
  9. Que Lindooooooooooooooo
    isso__

    " AMOR E PAZ "

    " Precisamos conjugar o verbo Ver, dividir o verbo Ter e assumir o verbo Ser. Aí, perceberemos que os milagres nos rodeiam e acontecem a cada instante..."
    __
    AMEI

    bjsssssssssssssss
    QUERIDA!!!

    ResponderExcluir
  10. Olà!
    Estou passando aqui para dizer que estou sorteado uma linda caixinha de boneca de biscuit.

    Participe!!

    http://robertaasouza.blogspot.com/

    Beijosss

    Roberta Souza

    ResponderExcluir
  11. LINDO ESPAÇO DO BEM, QUE NOSSO MESTRE JESUS POSSA LHE GUIAR E AMPARAR, NESTES DIAS TÃO ESTRANHOS TODAS AS FORMAS DO BEM SÃO BEM VINDAS, POIS JUNTAS ELAS SERÃO A HUMANIDADE DO AMANHA, MUITA PAZ.

    CASA ESPIRITA JOÃO EVANGELISTA

    WWW.CASAESPIRITADRP.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  12. Kiitos paljon, kirjoitat lasten puolesta, Lapset ovat tulevaisuus. Jos rakastamme elämää pitää kunnioittaa lasten oikeutta kasvaa terveenä. Minulla on 9 lastenlasta, omat lapset ovat jo aikuisia. Tiedän kuinka tärkeää on kasvattaa lapsi rakkaudella. Kiitos rakas ystävä kaukana. Jumalan siunaus olkoon sinulle. Jumalallinen rakkaus on sama kuin äidin rakkaus lapseen.

    ResponderExcluir
  13. Olá querida!
    Adorei seu blog e vou seguí-lo!

    Quanto ao post, maravilhoso!
    Obrigada por compartilhar um espaço tão lindo!
    Bjs! Déia

    ResponderExcluir
  14. Olá Fernanda!
    Vim conhecer seu blog e gostei muito...parabéns!
    Visite-me viveramarsonhar.loveblog.com.br
    Feliz Páscoa!
    Llyz!

    ResponderExcluir

Deixe suas palavras, críticas tb serão bem aceitas, ok??? Adorei ter você aqui comigo!!!
Namastê